terça-feira, 20 de agosto de 2013

O valor das mudanças




A Tanatologia é um caminho na ciência ocidental através do qual podemos estudar como o ser humano reage em situações de mudança. Muitas vezes o processo de sair de um antigo nível de existência e entrar em um novo nível pode se tornar um processo difícil, pois a pessoa acaba por não conseguir aceitar abrir mão do que passou para poder abraçar os novos momentos com que a existência vem brindá-la. Por causa do apego, muitas vezes deixamos de nos abrir para o novo, e acabamos estagnados e infelizes em uma situação de vida que pode se tornar uma bola de neve, cada vez mais sem saída.

No entanto, acompanhando pessoas em processo de luto, pude perceber muitas vezes que no interior da psique todos nós possuímos os recursos necessários para atravessar os momentos difíceis e abraçar os novos caminhos e as novas maravilhas com as quais a vida vem nos encontrar. Sabedoria é justamente este aprendizado, aprender a saborear o momento presente. No budismo, uma das temáticas principais é justamente a impermanência  como sendo a principal característica do mundo dos fenômenos. Na sabedoria chinesa, berço da acupuntura, do taoismo e de muitas artes marciais, aprendemos que a sabedoria está em perceber que tudo na natureza muda o tempo todo, e a mudança é a única constante. Então os antigos sábios chineses, contemplando a natureza, aprenderam em seus processos interiores que a mudança possui um valor fundamental para aquele que deseja entrar em harmonia com a natureza, com a essência da vida.

Vamos agora a um exercício. Lembre-se de um momento no passado no qual você passou por mudanças difíceis. Certamente, ali, na hora, você não poderia acreditar que aquele processo imediatamente doloroso e sem sentido levaria você a novos caminhos, a viver todas as coisas positivas e significativas que vieram depois. Eu quero que você se dê conta justamente disto, que todos os infinitos recursos de transmutação da nossa qualidade de vida está agora mesmo em nós. É assim, de um modo mais ou menos inconsciente, que vamos nos transformando, pois infinitamente maior do que nós é a Grande Vida Viva que vai nos levando na valsa de seus mistérios.

Dentro de nós existe esta grande fonte de vida que nos leva, de transformação em transformação, às vezes mais lentamente outras vezes bruscamente, a viver os novos níveis do nosso ser. E é justamente o conhecimento de nós mesmos, quem nós realmente somos, o que nós ganhamos com toda esta mudança. Digo tudo isto porque tem pessoas que acreditam que estabilidade é o sonho da vida delas, mais logo a estabilidade se transforma em pesadelo, sofrimento, insatisfação. A vitória está em ir além, transcender, superar-se a cada nova situação difícil que a vida nos trás. Aprender a cada passo, fazer de cada curva da vida um caminho novo.

O despertar da nossa criatividade é outro presente que recebemos neste processo. Diante do novo, do desconhecido, somos obrigados a acessar em nós aquela dimensão a partir da qual novas respostas são exigidas, novos recursos devem ser criados a partir dos antigos, novos propósitos nos aparecem como uma possibilidade de dar sentido à vida. Assim, vamos redesenhando, reescrevendo a história de nossa vida, redescobrindo quem nós verdadeiramente somos.

Desejo a vocês as melhores e mais significativas mudanças, que levem vocês à autodescoberta mais profunda, aos novos níveis de prazer e de criatividade. Que nossas mudanças e transformações nos levem aos níveis mais elevados de realização! Que nós possamos celebrar o maravilhoso momento presente, com o qual nos brinda a infinita Vida Viva!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário