quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sobre o Blog e o Autor

Sobre o blog Templo Interior



Templo Interior é o Templo do SER! Templo Interior é o espaço da CRIATIVIDADE! Templo Interior é o laboratório da MUDANÇA! Templo Interior é o lugar da TRANSFORMAÇÃO! Templo Interior é o espaço da INTEGRAÇÃO e da UNIÃO do corpo e do espírito, do DESPERTAR da TOTALIDADE! Templo Interior é o espaço da conexão profunda, da sintonia vibracional com o Ser Verdadeiro, é o laboratório da PLENITUDE de VIDA! Templo Interior é o lugar metafórico imaginal da REALIZAÇÃO!



Templo Interior é o símbolo de um trabalho interior, devocional e espiritual, o qual não possui um templo físico como locus de experiência e atuação, sendo realizado na instância íntima de si mesmo, em nossa consciência, de onde vem toda a inspiração para a arte de elaborar em palavras e imagens o que somos em nossa dimensão mais profunda. Templo Interior também remete a inúmeras experiências pessoais em busca de si mesmo, da espiritualidade e do autoconhecimento, nas quais muitas vezes o símbolo sagrado do templo aparece nunca como um lugar físico, sempre como a morada do Verdadeiro Ser, Aquele que habita dentro de nós mesmos, ao mesmo tempo nos transcendendo, e que, ao longo da existência, buscamos encontrar e expressar em nossas vidas.


Nosso blog tem como objetivo principal a discussão entre Psicologia e espiritualidade. Algumas temáticas que poderão ser encontradas neste blog são: a Psicologia Transpessoal, a Tanatologia, a Psicologia Analítica, as Terapias Holísticas, a Espiritualidade e a Religião, todos servindo para facilitar nossa compreensão deste campo em que espiritualidade e ciência se encontram, numa proposta renovada de compreensão e de transformação humana.


A relação entre ciência, principalmente Psicologia, e espiritualidade, passando desde as terapêuticas de cuidado integral do Ser até as mais diversas possibilidades de expressão religiosa, tem sido objeto de interesse desde muito tempo, mas sistematicamente desde meu ingresso na faculdade de Psicologia na Universidade Federal do Ceará, UFC, em 2009, e principalmente, a partir de minhas experiências com o núcleo de ensino, pesquisa e extensão COSMOS, o Centro de Orientação Sobre a Morte e O Ser, núcleo de Psicologia da UFC que tem como áreas de interesse a Tanatologia e a Espiritualidade em relação com a Psicologia, o que aconteceu em 2010.  


Temos em mente que a discussão da Psicologia e espiritualidade é um assunto fundamental para a discussão em Psicologia e em ciências humanas, haja vista que se trata de um tema pouco priorizado na academia tradicional, embora seja uma possibilidade muito rica de conhecer mais profundamente o ser humano e sua relação com o mundo, a partir de um paradigma de totalidade. Defendemos que a aproximação entre Psicologia e espiritualidade é um rico caminho para a construção do saber psicológico, haja vista que pode promover o nosso despertar para o engajamento cuja meta é a diminuição do sofrimento humano e a experiência de uma vida mais rica de plenitude, harmonia, realização e amor.


Desejamos que a atual temática da Psicologia e espiritualidade seja compreendida como um caminho possível de estudo e de atuação junto ao ser humano, e respeitamos a importância de todos os outros caminhos, quer científicos, quer espirituais, que nossos pares tenham escolhido, consistindo nosso trabalho não em uma crítica, mas em uma afirmação dos caminhos humanos. Não fazemos, portanto, uma crítica da religião, mas buscamos trazer à luz a compreensão de quando e como o relacionamento com a dimensão espiritual pode nos tornar mais humanos, mais humanizados. Fazemos uma crítica ao modelo materialista de ciência, que relega a importância da espiritualidade para a compreensão do ser humano, e defendemos ser a espiritualidade a dimensão que nos traz a visão de um ser humano sem segmentações, de um ser humano holístico, total, finitude e infinito, corporal e espiritual. Acreditamos nos modelos de ciência que buscam ver o humano em sua integralidade, resgatando o sentido de ciência como uma busca dos caminhos de conhecimento sobre o humano, sobre a vida e sobre o universo.




Sobre Pedro Possidonio


Sou estudante de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, UFC, cursando o último ano em 2013. Estou engajado na pesquisa em Psicologia e Realização Humana, Espiritualidade, Tanatologia, dentre outros, sendo meu principal interesse a partir do ano de 2010. Membro do Centro de Orientação sobre a Morte e O Ser, COSMOS, desde sua fundação em 2010 até 2013.


Meus principais interesses acadêmicos são em Psicologia Transpessoal, Psicologia Analítica e Tanatologia. Possuo experiência de iniciação à docência em Psicologia Transpessoal e Espiritualidade, e também em Subjetividade IV, disciplina que tratava das abordagens Psicologia Genética, de Piaget, e Psicologia Histórico-Cultural, de Vygotsky, fundamentais para a compreensão do desenvolvimento humano.


Apresento experiência, desde 2010, ministrando minicursos e grupos de estudos, em iniciativa própria ou em parcerias com amigos. Alguns dos grupos de estudos ministrados foram em Psicologia Transpessoal, Psicologia Analítica, Religiosidade, Espiritualidade, Tanatologia, Realização Humana, dentre temas afins. Apresento experiência de extensão em Tanatologia, cuidando de pacientes idosos e de pacientes com câncer sob cuidados paliativos. Trabalhei como voluntário em projeto de acompanhamento a pessoas vivendo com HIV e AIDS. Trabalhei também como estagiário do Hospital Infantil Albert Sabin, no setor de Psico-oncologia Pediátrica. Estou trabalhando na Clínica de Psicologia da UFC, numa abordagem junguiana.


Sou Terapeuta Holístico, cujo foco é o cuidado integral do Ser, através, princialmente, da ampliação da consciência e do trabalho com a dimensão energética e espiritual, o que pode ser realizado tendo tanto a imaginação como o corpo como base. As temáticas que me interessam também poderão ser encontradas neste blog. Fiz formações em Renascimento, a terapia da Respiração Consciente; em Reiki Taoista, o trabalho de cura com as mãos através da canalização da energia universal; estou me formando em Massagem Chinesa, que consiste em massagear as vias de energia promovendo equilíbrio e saúde; tenho formação ainda em Hipnose, técnica simples e rápida visando vivências de ampliação da consciência porém com profundos efeitos de cura e transformação no ser humano total; e em TRE, a Terapia Regressiva Evolutiva, ou Terapia do Mentor Espiritual, técnica terapêutica desenvolvida por Osvaldo Shimoda, cujo foco é estabelecer o contato do paciente com seus mestres e guias espirituais visando a cura para sofrimentos e sintomas e orientações para seus caminhos profissionais, espirituais e  relacionais. 

Sou apaixonado por Psicologia e Realização Humana, e meus projetos de futuro são continuar estudando e trabalhando nesta área. Estou  trabalhando como terapeuta holístico em espaços diversos de Fortaleza. Pretendo, além de atender às pessoas, ministrar palestras, cursos, grupos de estudos, grupos vivenciais, e também produzir livros sobre a temática. Desejo ainda fazer formações em Mandalas, Coaching, Programação Neuro-Linguística, dentre outros, para trazer mais ferramentas para meu desenvolvimento e trabalho. Para mim, trabalhar é serviço devocional, onde sirvo às pessoas e ao Verdadeiro Ser, cumprindo minha missão sobre a Terra de evoluir, aprender a amar, aprender a Ser, servir aos propósitos mais elevados do Verdadeiro Ser, da Consciência mais elevada, da Realização Humana!  





Algumas páginas e contatos


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3689696356173479

Facebook: http://www.facebook.com/pedropossidonio.psi

E-mail: pedropossidonio.psi@gmail.com

2 comentários:

  1. Estamos juntos, Pedro! Sou um dos que fogem da discussão institucionalizada que fortalece nossa visão dualista do mundo, alimentando dicotomias como Religião/Ciência, Fé/Razão, Espírito/Matéria, Subjetividade/Objetividade, Teórico/Prático, Inefável/Conceitual etc. Temos que ficar atentos a essas armadilhas nas quais estamos constantemente caindo, posicionando-nos como partidários deste ou daquele lado. Nosso templo interior tem várias entradas e penso que não necessariamente temos que escolher uma para adentrarmos. Podemos passar por todas simultaneamente. Somos onipresentes e onipotentes.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo apoio Thiagão!! Estamos juntos nessa!!

    ResponderExcluir